Postado em 28 de Janeiro de 2016 às 15h41

Brasil quer 90% dos produtos argentinos com taxa zero de importação

Exportação (4)
SCL Consultoria e Negócios Internacionais 27/01/16 - 15:27 A ministra da Agricultura Kátia Abreu, afirma que as exportações podem tirar o Brasil do buraco econômico, mas que o País precisa ser...

27/01/16 - 15:27
A ministra da Agricultura Kátia Abreu, afirma que as exportações podem tirar o Brasil do buraco econômico, mas que o País precisa ser “ambicioso e agressivo” ao acabar com a proteção contra concorrência externa. A ex-senadora sustenta que “o Mercosul nos atrapalhou”, porque o governo Kirchner tinha dificuldade de atingir os percentuais necessários “para que a gente fechasse o acordo União Europeia-Mercosul”.
“A presidente Dilma determinou que o chanceler Mauro Vieira vá à Argentina para tentar que o governo Mauricio Macri feche uma lista de 90% de seus produtos com tarifa de importação zero para fazermos a troca de ofertas. Para o governo brasileiro, esse acordo precisa ser priorizado não só pela questão econômica. Ele significa a credibilidade do Mercosul, a revitalização do Mercosul, ou não”, declarou Katia ao jornal Folha de SP.
A ministra afirma ter “muitas esperanças” com o novo governo argentino. “A coisa que mais preocupa um fazendeiro é quando ele está isolado e os fazendeiros em volta estão ficando pobres. Região rica é onde todo mundo está bem”, ilustra.
Segundo Katia, a presidente Dilma quer focar nos mercados da União Europeia, Oriente Médio, Índia, Tailândia, Indonésia e Filipinas. “Mas não é uma escolha e uma exclusão, a presidente mencionou países onde teremos menos dificuldades de negociar junto com o Mercosul”, explicou.
“Mas continuaremos insistindo na aproximação com os EUA e tentando um acordo de preferências tarifárias da China com o Mercosul. Fechamos 2015 com US$ 1,9 bilhão a mais com a abertura de novos mercados por meio de acordos feitos pelo Ministério da Agricultura. Em 2016 serão US$ 2,5 bilhões a mais só com carne, frutas e lácteos”, conclui.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

FONTE:http://www.agrolink.com.br/noticias/brasil-quer-90--dos-produtos-argentinos-com-taxa-zero-de-importacao_346446.html

Veja também

Exportações para países árabes crescem 17% em agosto e interrompem cinco meses de queda23/09/16 Após cinco meses de queda, as exportações do Brasil para o mercado árabe voltaram a subir em agosto. O avanço sobre o mesmo mês do ano passado foi de 17%, de acordo com números do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A receita gerada com as......
Promulgado acordo de livre comércio Mercosul-Egito12/12/17 Egito: o acordo é o primeiro celebrado pelo bloco sul-americano com um país do continente africano (Ricardo Liberato/Wikimedia Commons) O acordo foi firmado em 2010, mas só entrou em vigor em setembro deste ano. Brasília......

Voltar para Blog (en)

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.