Postado em 08 de Abril de 2014 às 13h28

China aprova importação de milho do Brasil

SCL Consultoria e Negócios Internacionais Novo Conteúdo 01 Gigante asiático está tentando diversificar suas fontes de grãos. EUA continuam, contudo, sendo o maior vendedor de milho para o país. As autoridades da...

Gigante asiático está tentando diversificar suas fontes de grãos. EUA continuam, contudo, sendo o maior vendedor de milho para o país.

As autoridades da China autorizaram nesta terça-feira as importações de milho procedentes do Brasil, após ambos os países terem assinado um protocolo de requisitos fitossanitários para o comércio do grão. Segundo fontes da embaixada brasileira, o acordo foi formulado em novembro do ano passado durante a visita do vice-presidente Michel Temer à China. O governo brasileiro considerou o acordo "satisfatório".
A China é atualmente o segundo maior consumidor mundial de milho e espera-se que a demanda do país asiático cresça à medida que o ritmo de urbanização local aumente. O gigante asiático está ampliando suas fontes de fornecimento de grãos de ração animal para atender à crescente demanda por proteína em seu mercado interno.
Apesar de ter perdido espaço após o acordo com o Brasil, o principal fornecedor estrangeiro de milho da China continua sendo o mercado americano, com cerca de 4 milhões de toneladas vendidas no ano passado, o dobro em relação a 2012. Vale ressaltar, porém, que os embarques do país recuaram depois que foi rejeitado um carregamento de 1 milhão de toneladas devido à presença de uma cepa geneticamente alterada que não tinha sido aprovada por Pequim.
A estimativa é de que a entrada do milho brasileiro na China incremente o comércio exterior entre os dois países em 4 bilhões de dólares, embora o número possa variar segundo a evolução das taxas de câmbio, a situação do mercado internacional do grão e a variação da produção. "O fornecimento brasileiro pode ser muito competitivo em relação ao dos Estados Unidos", disse um analista da indústria.
Segundo estimativa do Departamento de Agricultura dos EUA, o Brasil deve exportar ao mundo 20 milhões de toneladas de milho no ano 2013/14
Agora, o próximo passo do governo brasileiro no âmbito do comércio internacional é conseguir o fim do embargo das exportações de carne bovina para a China, após um caso de vaca louca ter sido detectado no final de 2012.
O acordo significa um importante passo para o comércio bilateral entre ambos os países e foi considerado 'muito satisfatório' pelo governo brasileiro.
(com agências EFE e Reuters)

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/china-aprova-importacao-de-milho-do-brasil

 

Veja também

23.2.2015 - Alta do dólar aproxima câmbio da taxa de equilíbrio23/02/15 Apesar de encarecer as importações e pressionar a inflação, a alta acumulada de 8,3% do dólar este ano tem um efeito benéfico para a economia brasileira. Atualmente em R$ 2,87, o câmbio comercial aproxima-se da taxa de equilíbrio, eliminando a sobrevalorização do real na última década e abrindo a oportunidade para o país......
Exportações brasileiras registram segundo melhor resultado em janeiro14/02/14 Brasília (3 de fevereiro) – As exportações brasileiras registraram o segundo maior resultado para o mês de janeiro no ano de 2014, com vendas de US$ 16,03 bilhões, o que representou crescimento de 0,4% em......
Kerry pede para Europa não misturar espionagem e comércio06/11/13 Secretário de Estado pediu a europeus para que não deixem escândalo dificultar negociações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos. Varsóvia - O secretário de Estado americano, John......

Voltar para Blog (en)

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.