Postado em 09 de Dezembro de 2013 às 15h45

OMC desbloqueia Rodada de Doha na conferência de Bali

SCL Consultoria e Negócios Internacionais Novo Conteúdo 01 Bangcoc - A Organização Mundial do Comércio (OMC) conseguiu desbloquear a Rodada de Doha, paralisada desde 2008, com um acordo alcançado neste sábado na...

Bangcoc - A Organização Mundial do Comércio (OMC) conseguiu desbloquear a Rodada de Doha, paralisada desde 2008, com um acordo alcançado neste sábado na ilha de Bali, na Indonésia, que vai permitir avanços na liberalização do comércio internacional.

'Desta vez houve consenso entre todos os membros', anunciou o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo.

Os partidários qualificam este acordo como histórico e especialistas calculam que representará um aumento de US$ 1 trilhão na economia mundial. Entretanto, grupos antiglobalização não poupam críticas ao acordo porque ele beneficiará principalmente às grandes corporações.

Após chegar a um consenso, os ministros e representantes dos 159 países-membros da OMC presentes em Bali vão emitir a declaração final e encerrar a conferência, um dia mais tarde do que o previsto, devido às intensas negociações realizadas nas últimas horas.

A Declaração Ministerial de Bali apresenta acordos nos pontos de facilitação do comércio, agricultura e desenvolvimento, que permitirão à OMC avançar na Rodada de Doha.

'Encomendamos ao Comitê de Negociações Comerciais que prepare um programa de trabalho, nos próximos 12 meses, claramente definido sobre as questões restantes do Programa de Doha para o Desenvolvimento', diz a minuta aprovada pela conferência ministerial.

O Programa de Doha para o Desenvolvimento - também conhecido como Rodada de Doha - surgiu na capital do Catar em 2001 com o objetivo de liberalizar o comércio entre os países-membros da OMC e está estagnado desde 2008.

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/omc-desbloqueia-rodada-de-doha-na-conferencia-ministerial-de-bali

Veja também

De olho nas negociações de Mercosul e União Européia03/01/14 “O Brasil corre o risco de perder mais mercados para seus produtos agrícolas e agroindustriais na Europa caso o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia não seja fechado. A avaliação é de Benedito Rosa, diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura. No início de dezembro, os dois blocos adiaram a......
A anatomia de um navio cargueiro que traz produtos da China 20/02/14 Navios gigantescos fazem viagens transoceânicas para trazer os seus produtos. Mas como eles são por dentro? Por Renan Hamann em 22 de Fevereiro de 2013 Para muitos, isso não chega a ser uma novidade, mas é preciso dizer que......

Voltar para Blog (en)