Postado em 06 de Maio de 2014 às 16h49

PORTO ITAPOÁ ALCANÇA A MARCA DE 1 MILHÃO DE TEUS

SCL Consultoria e Negócios Internacionais Novo Conteúdo 01 Antes mesmo de completar seu terceiro ano de operação o Porto Itapoá alcançou, na noite desta quinta-feira, 1º de maio, a marca de 1 milhão de TEUs...

Antes mesmo de completar seu terceiro ano de operação o Porto Itapoá alcançou, na noite desta quinta-feira, 1º de maio, a marca de 1 milhão de TEUs – o equivalente a 1 milhão de contêineres de 20 pés – movimentados. O navio com o qual o Porto Itapoá atingiu esta marca é o Santa Rita, da Hamburg Süd, que faz a rota da Ásia (NGEX 2). “O nosso Terminal obteve essa marca histórica em tempo recorde se comparado a outros portos do Brasil”, afirma o presidente, Patricio Junior.
Este desempenho foi conquistado graças às condições diferenciadas do Porto Itapoá quejá figura entre os maiores e mais importantes terminais na movimentação de cargas conteinerizadas no País. O Terminal conta com infraestrutura, tecnologia, equipe de profissionais altamente qualificados e serviços especializados e sob medida para atender a demanda do mercado e as necessidades dos clientes, além de uma localização geográfica privilegiada.
O Porto Itapoá
O Porto Itapoá é um terminal portuário privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest – formada pelo Grupo Battistella e a LOGZ Logística Brasil S.A – e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd). Além de contribuir para melhorar a infraestrutura de logística e transporte do país, o empreendimento também alavanca o desenvolvimento econômico e social do norte catarinense. A escolha por Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pelas características físicas e geográficas da região, como as águas abrigadas da Baía da Babitonga e sua profundidade natural de 16 metros, que possibilita ao Porto Itapoá receber adequadamente navios de grande porte. Sua estrutura, com o píer de atracação situado a 230 metros da praia, permite que moradores e turistas continuem utilizando a Praia da Figueira do Pontal.
Diante do crescimento das operações, e da própria demanda do mercado por terminais ágeis e eficientes, o Porto Itapoá deu início ao seu projeto de ampliação que iráquadruplicar sua capacidade. Atualmente, o Terminal portuário conta com cais de 630 metros de comprimento e pátio de 156 mil m2, com capacidade para movimentar 500 mil TEUs/ano. Após a ampliação, o cais terá 1.200 metros de comprimento e o pátio, 450 mil m2, em condições de movimentar aproximadamente 2 milhões de TEUs/ano.
Mais de 800 grandes empresas utilizam o Porto Itapoá como operador logístico, que já conta com 10 serviços para o mundo todo. A partir do Porto Itapoá são exportados e importados, principalmente, produtos refrigerados, devido à forte vocação catarinense e paranaense da indústria frigorífica, além de itens da indústria metalmecânica, madeira e derivados. Se sobressaem ainda a movimentação de produtos do setor de plástico e derivados, autoparts (peças de automóveis) e automóveis, químicos, e eletroeletrônicos.
A área retroportuária também tem se tornado um grande centro de investimentos na região, atraindo investidores e empresários do ramo logístico de todo o mundo. São 12 milhões de m² disponíveis numa área de 8 km de rodovias que dão acesso ao Terminal.
São diferenciais do Porto Itapoá
- Segurança marítima, produtividade e alta performance;
- Localização privilegiada na costa brasileira, com calado natural de 16 metros;
- Acesso rodoviário dedicado;
- Capacidade para receber os maiores navios que operam em águas brasileiras (335 metros);
- ISO 9001:2008.

fonte:http://netmarinha.uol.com.br/author/netmarinharedacao/

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