Postado em 25 de Novembro de 2015 às 09h05

Presidente eleito da Argentina quer aliar Mercosul a bloco do Pacífico

SCL Consultoria e Negócios Internacionais Mauricio Macri mostrou vontade de destravar a negociação com a União Europeia, na qual a Argentina é o maior empecilho. O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri,...

Mauricio Macri mostrou vontade de destravar a negociação com a União Europeia, na qual a Argentina é o maior empecilho.

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, afirmou na manhã desta segunda-feira, 23, que aguarda sua primeira reunião do Mercosul com expectativa. "O Mercosul precisa avançar nos acordos com a União Europeia (UE) e convergir para uma aliança com o Pacífico e aumentar o intercâmbio em geral", afirmou. Ele mostrou vontade de destravar a negociação com a UE, na qual a Argentina é o maior empecilho, e foi claro em seu plano de se aproximar da Parceria Transpacífica (TPP), acordo comercial que inclui 12 países.

Macri detalhou seus planos na área econômica. Destacou que não terá um ministro da Economia, mas um gabinete para o setor com seis pastas (Fazenda e Finanças, Trabalho, Energia, Produção, Transporte e Agricultura). Um dos favoritos para ocupar a primeira delas é Rogelio Frigerio.

Câmbio

Em sua primeira entrevista coletiva após a vitória de domingo sobre o governista Daniel Scioli, por 51,4% a 48,6%, o conservador reafirmou a promessa de liberar o controle sobre o câmbio, vigente desde 2011, mas suavizou o prazo e a forma. Ele disse durante a campanha que a mudança vigoraria em seu primeiro dia de governo. Ontem, reafirmou que as restrições ao câmbio "são um erro", mas falou em "camadas", o que poderia sugerir o uso de diferentes cotações por setores durante um período de transição.

Banco Central

Macri defendeu um Banco Central independente e reiterou o pedido de renúncia do atual presidente, Alejandro Vanoli, a quem considera um militante kirchnerista. Vanoli é alvo de uma investigação por vender "dólar futuro" em larga escala, em uma manobra para minimizar as perdas do país em reservas, estimadas em US$ 25,9 bilhões. Em relação a esse valor, disse que "é preciso saber o estado das contas públicas".

Estatísticas

O Instituto Nacional de Estatística e Censo (Indec) perdeu credibilidade durante os 12 anos de kirchnerismo. A inflação, estimada em 14% por ano pelo governo, está em cerca de 25% segundo consultorias. O porcentual de pobreza deixou de ser medido "para evitar estigmatização", nas palavras do ministro da Economia atual, Axel Kicillof. Macri afirmou "não haver menos de 13 milhões" de argentinos nessa situação.

YFP

O presidente eleito, que põe fim a um ciclo de 12 anos do kirchnerismo, foi mais flexível quanto à continuidade de Miguel Galuccio à frente da petrolífera estatal YPF. "Ainda vamos tomar a decisão", afirmou, salientando uma diferença com outros setores, que a seu juízo tiveram nomeações improvisadas.

fonte:http:// ISTOÉ Online | 23.Nov.15 - 14:26 | Atualizado em 23.Nov.15 - 16:57

Veja também

26.1.2015 - Brasil e Venezuela estreitam relações para comércio bilateral agropecuário (MAPA)26/01/15 Representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) e Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniram-se, na quinta-feira (22), com os técnicos dos Ministérios da Agricultura e Terras, da Saúde e da Alimentação da Venezuela para tratar de temas......
Empresária Luciane Fornari ministra palestra na UNOESC 24/02/15 A Fornari Indústria com sete anos de história no mercado de equipamentos voltados as necessidades do agronegócio é hoje referência e destaque no país. Modelo de gestão, oferecendo sempre os melhores produtos e......
Expansões e Novas Sedes!24/07/23 ? É com alegria que anunciamos nossas expansões e sedes! Em Joaçaba, você já sabe, temos um escritório amplo, onde recebemos nossos clientes e amigos para boas conversas e ótimos negócios! ? Agora chegamos em ?Chapecó com uma estrutura moderna para......

Voltar para Blog (es)

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.