Blog

Postado em 24 de Julho de 2018 às 19h09

Brasil assina Protocolo para ampliar Comércio de Serviços Mercosul-Colômbia

Exportação (39)

Na noite de ontem (23/07), o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, representou o Brasil na assinatura do documento durante a XIII Cúpula da Aliança do Pacífico, no México.

Trata-se do Protocolo sobre Comércio de Serviços Mercosul-Colômbia.
De acordo com o ministro Marcos Jorge, a entrada em vigor do Protocolo sobre Comércio de Serviços trará como vantagens a ampliação temática da relação comercial entre os países do Mercosul e a Colômbia e, principalmente, maior segurança jurídica por meio de garantias de acesso a mercado e de não discriminação - o que tem o potencial de dinamizar as trocas comerciais entre o Brasil e a Colômbia.

O documento prevê atuação em diversas áreas como Acesso a Mercados, Tratamento Nacional, Compromissos Adicionais, Movimento de Pessoas Físicas Prestadoras de Serviços, Tratamento de Assimetrias, Modificação de Compromissos, Regulamentação Nacional, Reconhecimento, Transparência, Pagamentos e Transferências, Lavagem de Ativos e Combate à Corrupção, Listas de Compromissos Específicos, Revisão, Solução de Controvérsias, Convênios Bilaterais e Defesa da Concorrência, entre outras.

O acordo traz também anexos sobre serviços financeiros, telecomunicações e pagamentos e transferências de capital, bem como um apêndice relativo ao artigo sobre movimentos de pessoas físicas prestadoras de serviços - todos negociados com a participação dos órgãos reguladores de Mercosul e Colômbia.

Além do Protocolo com a Colômbia, o Brasil vem trabalhando para ampliar a rede de acordos dessa natureza. Os serviços fazem parte da pauta negociadora do Mercosul com a União Europeia, EFTA, Canadá e Coreia, bem como das negociações bilaterais com Chile e México, disse Marcos Jorge.

Fonte: MDIC, 2018.

Veja também

Brasil e Angola assinam Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI)02/04/15 Brasília (1º de abril) - O Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, participou nesta quarta-feira, dia 1º de abril, em Luanda, da assinatura do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre Brasil e Angola. O acordo foi assinado pelo......
Avicultura espera semestre melhor para compensar ano morno 08/07/14 São Paulo- A indústria de aves do Brasil dependerá de um bom desempenho no segundo semestre para atingir suas projeções de crescimento para 2014, depois de um primeiro semestre marcado por um consumo mais moderado que o......

Voltar para Blog (pt)